segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Reflexão sobre a "Pink Wicca". By Dayne Anglius.

" Pessoal sei que esse assuto é irritante, mas eu gostaria de colocar uma reflexão minha aqui, pois oq vou descrever ocorre muito aqui, e merece atenção.

Atualmente vemos diversas pessoas pedindo explicações com as perguntas mais bizarras possíveis, normalmente atribuímos essas proezas a Autora das Revistas Wicca, a Eddie Van feu, que, em suas publicações baratas (ambigüidade), mistura diferentes crenças, sistemas e ensinamentos, propiciando o aparecimento do que hoje chamamos de "Pink Wicca", ou seja, uma deturpação completa que infelizmente se solidifica a cada dia ganhando novos “adeptos”. Mas existe um ponto interessante que gostaria de debater com vcs: “A culpa disso tudo é só da Eddie”?

Faço essa pergunta pq percebo uma coisa muito triste ocorrendo na sociedade Wiccana, quando um jovem vem tirar suas dúvidas ele não pode citar a Eddie e nem fazer uma pergunta simples, pois automaticamente é tratado como se fosse a pior das pessoas na terra, é xingado, tratado com descaso e brincadeiras irônicas, para muitos isso parece o certo a ser feito, mas eu acho que é muito errado e vou dizer o porquê.

Uma pessoa nunca (prestem atenção) NUNCA ouviu falar na Wicca, e escuta ou lê alguma coisa que diz que essa religião é ligada ou faz parte da bruxaria, provavelmente a única lembrança ou informação que essa pessoa tem acerca da Bruxaria são filmes Hollywoodianos, como Harry Potter, Jovens Bruxas ou os clássicos de terror onde a Bruxa faz pacto com o diabo e tudo mais. Talvez essa pessoa fique interessada em conhecer, mesmo que morra de medo (pois sabemos a idéia que as pessoas tem da bruxaria), sendo assim ela tem duas opções: Ou procura na internet (qndo tem internet) ou compra algum livro ou revista que fale sobre a Wicca, mas espera um pouco, ela lembra de ter ido na banca de jornal, e lá existe uma revista com o nome de Wicca, obviamente ela vai lá e compra, acha interessante, meio bobo demais, mas a idéia de ser tudo bonzinho, tudo paz e amor, fazer feitiços para ganhar dinheiro, arranjar namorado bonito, e mais um monte de coisas parece bem interessante, mas como o conteúdo da revista é meio complicado e em alguns casos contraditório, essa pessoa fica com dúvidas, ai ela vai numa Lan house, ou no Pc da casa dela e procura sites que expliquem a Wicca, acaba ficando mais confusa ainda, pois uns sites defendem as mesmas idéias da revista e outros discordam completamente, oq fazer nesses momentos? Procurar alguém para tirar essas dúvidas. E qual é o melhor lugar para achar pessoas? O maior site de relacionamentos: Orkut...

Essa pessoa, que ainda não sabe muito, que está confusa, entra em uma comunidade e pede informações, faz perguntas de acordo com oq leu na revista, e tb pergunta coisas referentes aos filmes, afinal ela precisa saber se eles acreditam naquilo ou não, mas nesse momento ela se surpreende, ninguém responde as dúvidas dela, ou pelo menos é gentil de lhe indicar um local para que ela busque maiores informações, simplesmente surgem pessoas a xingando, dizendo para ela deixar de ser “Pink” (como se soubesse oq significa), muitos são irônicos e alguns até agressivos. O que acontece depois disso? Ou ela define que a Wicca é uma religião ridícula, de pessoas grosseiras, que provavelmente cultuam mesmo o diabo, afinal a trataram super mal sem nem a conhecer, não busca mais informação nenhuma e ainda sai falando mal da religião para os outros, ou ela acredita que essas pessoas que a xingaram, agiram assim com ela porque estão tentando destruir a tal religião, que, pelo que ela leu na revista, preza o amor, a beleza e a paz, e com isso passa a comprar mais revistas, a buscar mais informações somente nos sites onde a revista é citada, adquire amigos que tb gostam da revista, e assim transforma-se em mais uma praticante da “Pink Wicca”.

Olhando por esse lado, analisando essa história, quem foi afinal de contas que a transformou numa “pink”, foi a Eddie? Eu acho que não...

Fiz todo esse comentário com o intuito de alertar muitas pessoas, que mesmo intitulando-se sacerdotes esquecem o real significado desse posto: Um sacerdote é uma pessoa que representa uma divindade ou várias, que representa uma crença ou que assume a responsabilidade de ensinar e praticar uma religião ou religiosidade com outras pessoas menos instruídas e/ou tão instruídas qnto ele. Um sacerdote é visto como um professor, um mestre, alguém a quem podemos recorrer para tirar nossas dúvidas, para nos auxiliar em nossas práticas, o sacerdote é alguém que tenta ao seu máximo vivenciar a crença que prega de forma correta e ensina-la a todos aqueles que lhe pedem ajuda. Mas se em uma religião aqueles que se dizem sacerdotes, normalmente, xingam, maltratam, ironizam ou simplesmente repelem as pessoas que vão até eles pedir ajuda, como poderemos aprender sobre essa religião, mas acima de tudo como vamos respeitar essa religião? Afinal, só merece o nosso respeito quem nos respeita.

Reflitam sobre isso, se vc está na Religião Wicca é pq vc pretende ser um sacerdote, então mesmo que vc ainda não seja, pare para refletir, analise como vc anda respondendo as pessoas, veja a sua postura, pois é ela que vai mostrar se vc está realmente pronto para definir-se e ser definido como um sacerdote. A Wicca não é só conhecimento, só livros, é vivencia, é contato, é equilíbrio, é Respeito! A Natureza não repele seus filhos, mesmo aqueles que a destroem, ela tenta sempre ensina-los mostrando exemplos, e qndo eles continuam no erro e não querem aprender, ai sim ela age de forma mais rude, reagindo com a mesma destruição.

Muitos desses jovens que se intitulam mestres, ou acham que estão prontos para ensinar algo, fazem isso pq nunca receberam a instrução correta e acham que estão fazendo o certo, para eles a Bruxaria é “poder”, é títulos, e ninguém explicou que não era e o porquê de não ser. Nossa obrigação é tentar de todas as formas possíveis ensina-los o certo e mostrar claramente porque o que fazem é errado, apenas dizer “não faz isso”, ou “isso é errado”, não vai mudar nada, não vai convence-los, vai é dar mais corda, pois vão achar que “estão podendo”, que oq fazem incomoda, e é isso que querem.

Enfim, pensem, reflitam, quem sabe assim não melhoramos um pouco a bagunça que estão fazendo com a Wicca na internet. Entretanto gostaria de ressaltar que não estou dizendo que devemos agir calmamente com aquelas criaturas que mesmo depois de diversas explicações, continuam deturpando e falando bobagens, essas merecem ouvir uns desaforos, mesmo que ainda assim eu ache desnecessário, mas esses merecem. Agora já pararam para perceber como estamos tratando mal qlqr pessoa desinformada? Sacaneamos qlqr pessoa que queira tirar dúvidas, td bem que cansa responder sobre HP, sobre como conseguir um namorado, mas se não for para falar algo útil pq está cansado, então tb fique cansando para xingar e repelir as pessoas só pq elas estão mal informadas.

Eu agradeço a paciência de quem leu, gostaria de lembrar que esse texto não é destinado a ninguém, é apenas uma reflexão pessoal, talvez e provavelmente alguém discorde de diversos pontos aqui expostos, e isso é completamente natural, eu não estou tentando passar verdades e muito menos dizer como alguma coisa tem que ser, quis apenas expressar aquilo que há muito tempo me incomoda.

Abraços e que Athenas abençoe todos nós com mais sabedoria para conviver com outras pessoas em harmonia..."

(Autoria de Dayne Anglius)

Um comentário:

  1. Interessante reflexão, eu mesmo não entendia o porque de tanta repulsa sobre alguns e tantas gozações a respeito dos chamados "pink wicca", na verdade, não estava nem por dentro do assunto apenas pelo fato de nunca tratar ninguém assim, ainda sou um adolescente, jovem, mas praticante, não busco o poder, busco respostas... Eu mesmo já ensinei alguns e sempre que possível respondo questões que me são destinadas da melhor forma, portanto sem complexidades, as vezes até informal. Fico grato por este esclarecimento interessantíssimo. Um bater de asas!

    ResponderExcluir